terça-feira, 24 de maio de 2011

Cientistas desenvolvem folhas artificiais para produzir combustível a partir da luz do sol


































  NOVA YORK - Cientistas estão trabalhando em folhas artificiais que podem produzir combustível a partir da luz do sol, da água e do dióxido de carbono, assim como as naturais, segundo reportagem do "New York Times".
- Se a natureza pode, também podemos - disse Gary Brudvig, um professor de química da Universidade de Yale que estuda fotossíntese. - Queremos usar os princípios da natureza para desenvolver uma folha artificial - disse ele, acrescentando que grupos de pesquisa em todo o mundo estão trabalhando nesta ideia.
As folhas artificiais serão inspiradas nas naturais mas não se parecerão com elas. Provavelmente serão finas folhas de plástico com materiais que absorvem luz.
- Vamos liderar um esforço internacional para produzir combustíveis diretamente da luz do sol - disse Nathan S. Lewis, professor de química do Instituto de Tecnologia de Pasadena, principal pesquisador do projeto de cinco anos sobre fotossíntese artificial subvencionado com cerca de US$ 122 milhões do Departamento de Energia.
As folhas artificiais são novas nos laboratórios, segundo Brudvig, mas ainda são muito caras, frágeis ou ineficientes para competir comercialmente com combustíveis fósseis. Ao que Lewis concorda:
- Um sistema pode ser barato e eficiente mas não duradouro.
Nos próximos cinco anos, ele e sua equipe estarão construindo protótipos para superar estes problemas.
- Vamos nos esforçar ao máximo para construir um sistema para absorver luz do sol e transformá-la em combustível da forma correta - disse.
Um dos pesquisadores, Daniel Nocera, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), quer começar colocando estes sistemas nos telhados das casas dos países em desenvolvimento. Em março ele demonstrou a última versão de sua folha artificial no encontro nacional da American Chemical Society, com materiais baratos e água comum.
- Nosso objetivo é fazer de cada casa sua própria estação de energia - explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário