terça-feira, 17 de maio de 2011

Explosão de raios gama na Nebulosa do Caranguejo intriga astrônomos

  Uma enorme explosão de raios gama na Nebulosa do Caranguejo (Crab Nebula), detectada no mês passado pelo observatório espacial Fermi, da Nasa, está intrigando os astrônomos. Localizada a 6,5 mil anos-luz da Terra, na constelação de Touro, a nebulosa é remanescente de uma supernova avistada em 1054 e descrita em antigos textos de astronomia. O objeto, com uma estrela de nêutrons em seu centro, tem sido desde então uma fonte constante de luz e ondas de rádio, o que reforça o mistério em torno das causas da explosão.
No último dia 12 de abril, no entanto, o Fermi captou enormes emissões de raios gama, forma mais energética do espectro de radiação eletromagnética, partindo da Nebulosa do Caranguejo e atingindo níveis até 30 vezes acima do normal. As emissões variáveis duraram seis dias e não atingiram outras faixas do espectro, como a luz visível e raios-x.
- Ter algo que coloca quase toda sua energia em raios gama é algo muito pouco comum - disse à BBC o pesquisador Rolf Buehler, do Instituto Kavli de Astrofísica Partículas e Cosmologia, nos EUA. - Estamos diante de um grande quebra-cabeça e provavelmente vamos levar alguns anos para entendê-lo.

A Nebulosa do Caranguejo, vista em raios gama pelo Fermi, em duas ocasiões, antes da explosão e durante o evento. Foto: Divulgação / Nasa

  Até o momento, a teoria mais aceita é de que a explosão foi causada por uma súbita mudança na direção das linhas de força do campo magnético que cerca a estrela de nêutrons, que lançou algumas partículas a velocidades próximas da luz para o espaço.

Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/05/12/explosao-de-raios-gama-na-nebulosa-do-caranguejo-intriga-astronomos-924441832.asp#ixzz1MY1l33Qd

Nenhum comentário:

Postar um comentário