domingo, 29 de maio de 2011

Nasa abandona esforços para contatar robô Spirit em Marte

                                             AP/Nasa: Réplica do veículo explorador americano Spirit; o original já não funciona mais e
                                             será abandonado pela Nasa em  solo marciano

 A Nasa (agência espacial americana) abandonou em definitivo seus esforços para restabelecer a comunicação com seu robô explorador Spirit, preso nas areias de Marte e com o qual perdeu contato no ano passado.
"As avaliações feitas pelos engenheiros em meses recentes concluíram que existe pouca probabilidade de recuperação das comunicações com Spirit", indicou um comunicado da Nasa na quarta-feira.
A equipe dos engenheiros do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato), da Nasa, perdeu o contato há quase 14 meses e acredita que o inverno marciano danificou os componentes internos e as conexões elétricas. No interior do aparelho as temperaturas caíam a menos de 20 graus abaixo de zero Celsius.
A última comunicação de Spirit com a Terra ocorreu em 22 de março de 2010.
Os técnicos da agência espacial achavam que a melhor oportunidade para recuperar o contato com "Spirit" ocorreria em março deste ano no solstício do hemisfério sul de Marte, mas as chamadas por rádio não receberam resposta.
"Com energia insuficiente para o funcionamento de seus aquecedores, é provável que as temperaturas no interior do aparelho explorador fossem mais baixas no ano passado que durante qualquer um de seus outros seis invernos em Marte", assinalou o comunicado da Nasa.
O Spirit deixou a Terra em junho de 2003 transportado por um foguete Delta 2, e desceu em Marte, amortecido por bolsas de ar, em janeiro de 2004.
Uma falha no pneu dianteiro da direita, em 2006, comprometeu a mobilidade do veículo e, três anos depois, fez com que ele encalhasse em uma região marciana de areia fofa.
Há dois anos, apenas o outro explorador, o Opportunity, está trabalhando na coleta de informações sobre o planeta. 


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/921154-nasa-abandona-esforcos-para-contatar-robo-spirit-em-marte.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário