domingo, 19 de junho de 2011

'Anel verde' em nebulosa é revelado em imagem obtida por telescópio

 Cor esmeralda em RCW 120 pode ter explicação no brilho de estrelas do 
tipo 'O', que podem ser vistas no centro da foto, em cor vermelha. 
(Foto: Nasa / via AP Photo)


Região conhecida como RCW 120 possui gases quentes e poeira.
Cientistas acreditam que brilho do objeto vem de estrelas gigantes.

Uma foto divulgada na quarta-feira (15) pelo Telescópio Espacial Spitzer, da agência espacial norte-americana (Nasa), mostra um anel verde na região da nebulosa RCW 120, localizada a 4,3 mil anos-luz da Terra.
  O objeto está dentro da Via Láctea e é feito de gases quentes e poeira. Já o brilho em cor de "esmeralda" pode ser explicado, segundo os cientistas, como um efeito de estrelas gigantes do tipo O que "habitam" aquela região do espaço.
Estrelas do tipo O são as que possuem mais massa entre todas as conhecidas. Duram apenas milhões de anos - muito menos do que astros como o Sol, que podem existir durante mais de 10 bilhões de anos.
A cor da foto é artificial, já que os olhos humanos não conseguiriam detectar o anel, que é composto por dados em infravermelho, captados pelo Spitzer e representados na imagem abaixo.
O objeto está localizado na direção da constelação de Escorpião, um dos principais símbolos do céu de inverno no hemisfério sul. Com o auxílio de instrumentos ópticos, RCW 120 pode ser vista nas proximidades da "cauda" do escorpião, representada pela estrelas Shaula e Lesath.

Nenhum comentário:

Postar um comentário