sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Vídeo mostra três anos de viagem no solo de Marte




















Primeiro passo: cientistas usarão o conhecimento na missão Curiosity para viabilizar futuras missões tripuladas a Marte (Nasa)


Sequência com 309 imagens mostra trajeto percorrido pelo jipe Opportunity


  A agência espacial americana, Nasa, divulgou um vídeo composto por 309 imagens registradas pelo jipe marciano Opportunity, entre setembro de 2008 e agosto de 2011. A sequência mostra o trajeto de 21 quilômetros percorrido pelo veículo desde a cratera Victoria até a Endeavour.

Cada imagem representa o fim de um dia de 'caminhada' para o Opportunity. A jornada teve vários desvios por causa do terreno acidentado em Marte.


A equipe de engenheiros da Nasa também preparou uma trilha sonora para o vídeo usando informações dos sensores do veículo. Os dados de baixa frequência foram modificados para que pudessem ser ouvidos pelos seres humanos. 

"O som representa as vibrações enquanto o jipe se movia pela superfície de Marte", disse Paolo Belluta, engenheiro do laboratório de propulsão da Nasa (JPL, na sigla em inglês). "Quando o barulho é mais intenso, quer dizer que ele está passando em cima de pedras. Quando é mais fraco, significa areia".


Confira o vídeo produzido pela Nasa:

  A Nasa planeja lançar um novo veículo, ainda maior, com destino ao planeta vermelho entre os dias 25 e 18 de dezembro de 2011. O Mars Science Laboratory, batizado de Curiosity em uma competição entre alunos de escolas americanas, vai realizar outros estudos sobre a água de Marte e investigar possíveis locais de pouso para futuras missões tripuladas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário