quarta-feira, 2 de novembro de 2011

China fará viagem espacial tripulada em 2012

Nesta terça-feira, será lançada uma missão não-tripulada como treino para o ano que vem

O módulo Tiangong-1 será um laboratório de testes para a futura estação espacial chinesa
O módulo Tiangong-1 será um laboratório de testes para a futura estação espacial chinesa (CMSE)

Pequim anunciou nesta segunda-feira que lançará duas naves espaciais, uma delas tripulada, em 2012. Os lançamentos de  Shenzhou-9 e Shenzhou-10 têm como objetivo a construção de sua primeira estação espacial, que deve ficar pronta em 2020. A tripulação já foi selecionada e está recebendo treinamento para a viagem espacial, que será a quarta tripulada depois das realizadas em 2003 e 2005, e do passeio espacial de 2008.
Mas antes, nesta terça-feira, segundo anunciou a porta-voz do programa espacial chinês, Wu Ping, será lançada a nave não-tripulada Shenzhou-8, do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no Deserto de Gobi. Dois dias depois, a Shenzhou-8 vai se acoplar no módulo experimental espacial Tiangong-1 (saiba mais no quadro abaixo), que foi posto em órbita em 29 de setembro, mais um passo para a construção da primeira estação espacial permanente chinesa.
A porta-voz afirmou que a Alemanha participará do programa da Shenzhou-8 com 17 experiências espaciais em colaboração com a China, no primeiro plano de cooperação espacial chinês no campo da microgravidade e a vida no espaço.
Crescimento — Pelos dados oficiais chineses, no final de 2011 o país asiático terá lançado ao espaço 20 foguetes e 25 satélites, o que põe a China no segundo posto no número de lançamentos, depois da Rússia.
Para Yuan Jiajun, subdiretor-general da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, em 2010 o país asiático lançou 15 foguetes e enviou 20 satélites ao espaço, números comparáveis aos dos Estados Unidos e Rússia, as duas potências mais ativas em matéria espacial. A China possui três bases ativas de lançamento, e está construindo mais uma.


Tiangong-1

O módulo experimental da estação chinesa

O módulo chinês tem 8 toneladas de massa com um formato cilíndrico e uma escotilha de acoplamento em cada ponta. A estrutura possui dois compartimentos, um para guardar carga útil e o outro equipado com computadores e dispositivos de controle da espaçonave.

(Com Agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário