domingo, 20 de novembro de 2011

Nasa procura nova geração de astronautas

Marte
Missão Marte: Nasa pretende realizar missão tripulada para o Planeta Vermelho, e para isso precisa de uma nova geração de astronautas (Thinkstock)


Os novos desafios envolvem a volta à Lua e uma missão tripulada para Marte

A Nasa (agência espacial americana) quer voltar a liderar a exploração espacial e fixou como objetivos chegar a um asteroide, retornar à Lua e pisar em Marte em um prazo de 20 anos — e para tanto precisa de uma nova geração de astronautas.
O diretor da Nasa, Charles Bolden, anunciará oficialmente nesta terça-feira a convocação para novas vagas de astronautas para o curso de 2013 em um ato em Washington no qual estará acompanhado de cinco alunos da turma de 2009, informou a agência espacial. Os candidatos, que terão que ser cidadãos americanos e maiores de idade, terão a oportunidade de participar dos novos programas de prospecção da Nasa que incluem missões além da órbita terrestre baixa.

Saiba mais


A HISTÓRIA DOS ASTRONAUTAS DA NASA

Os primeiros alunos do corpo de astronautas da Nasa foram selecionados em 1959, antes do início das operações dos voos espaciais.

Das 500 solicitações que recebeu, a Nasa selecionou um primeiro grupo de sete militares: os capitães da Força Aérea L. Gordon Cooper, Virgil 'Gus' Grissom e Donald 'Deke' Slayton; o tenente-coronel da Infantaria da Marinha John Glenn, o tenente da Marinha Scott Carpenter e os tenentes-coronéis Walter Schirra e Alan Shepard, que entraram para a história como os 'sete originais'.

Os requisitos de então pediam que o candidato não medisse mais de 1,70 metros, devido ao limitado espaço na cápsula Mercury, e tivesse formação em engenharia e experiência de voo.

O segundo e o terceiro grupo incluíram também civis com ampla experiência em voo, mas em 1964 a Nasa mudou a ênfase da formação de piloto para a formação acadêmica, fazendo com que os currículos abrangessem professores, cientistas, médicos e engenheiros.

Desde então, a Nasa selecionou mais de 20 grupos de astronautas e se prepara para recrutar o grupo da turma de 2013.


A agência espacial garante que seguirá trabalhando na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), um projeto internacional do qual participam 16 países, "como um banco de provas e trampolim para o desafio que vem pela frente", segundo a Nasa.
Nova etapa — Porém, os astronautas do século XXI serão também os que viajarão a bordo da Orion, o veículo polivalente que foi desenvolvido com a tecnologia necessária para levar os astronautas "além da órbita da Terra, o que marcará o início de uma nova era da exploração espacial", diz a agência.
Nesta nova etapa, a Nasa conta com a iniciativa privada que, após a aposentadoria dos ônibus espaciais, está criando as novas naves que viajarão à ISS, "para que possamos concentrar nossa energia e recursos no envio de astronautas a um asteroide e, eventualmente, a Marte".
Requisitos — Os requisitos para os candidatos a astronautas que não sejam pilotos é uma titulação acadêmica superior de uma 'instituição credenciada' em Engenharia, Biologia, Física ou Matemática, além de três anos de experiência profissional. Também será levado em conta se o candidato realizou um mestrado e conta com experiência no ensino.
Entre os requisitos físicos, é necessário ter uma estatura entre 1,57 e 1,90 metros, uma pressão sanguínea que não exceda 140/90 milímetros de mercúrio e uma visão perfeita.
Apesar de não haver limite de idade, segundo a experiência de convocações anteriores, os selecionados costumam ter entre 26 e 40 anos.
Após a revisão preliminar dos candidatos, que podem ser civis ou militares, começa uma semana de entrevistas pessoais e exames médicos -- antes de serem admitidos no curso (o que não garante que serão astronautas). Uma vez designados os candidatos, começa o treinamento no Centro Espacial Johnson, em Houston, um processo que dura dois anos nos quais têm que ser capazes de sobreviver em condições extremas na natureza, mergulhar, nadar e acostumar seu corpo a mudanças repentinas de pressão.
Os candidatos selecionados como astronautas passam a ser funcionários federais e têm um compromisso com a Nasa de permanecer, pelo menos, cinco anos. No entanto, os que não são escolhidos podem fazer parte da agência em outros postos.
A versatilidade dos treinamentos foi criada para que os astronautas possam trabalhar a bordo da ISS, viajar nas naves russas Soyuz e também nas Orions.
'Este é o começo de uma nova era na exploração do espaço, onde vamos construir a capacidade de enviar seres humanos ao espaço mais longe que nunca', concluiu a Nasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário