Tanque da NASA simula as condições que os astronautas encontram no espaço (NASA)
A piscina era só deles. Mas agora os astronautas da NASA vão ter de compatrilhar o seu tanque de treinamento em ambiente sem gravidade com trabalhadores de uma empresa petrolífera.
Não é uma piscina qualquer. É um enorme tanque,  com 62 metros de comprimento, 31 de largura e 12 de profundidade,  completamente aparelhado com uma infinidade de equipamentos. Ali, num  ambiente que simula a ausência de gravidade, os astronautas treinam as  mesmas tarefas que desempenham no espaço, fora do ambiente fechado das  naves.
Os tempos, porém, são outros. Com o fim do programa de  vai-vens espaciais e com a Estação Espacial Internacional já montada, as  caminhadas no espaço agora serão menos frequentes. E no ano passado a  NASA autorizou a empresa Raytheon, que gere o seu Laboratório de  Flutuação Neutra (NBL, na sigla em inglês), em Houston, a utilizá-lo  para outros fins.
O primeiro cliente é uma empresa de serviços  para a indústria petrolífera, a Petrofac, que ali treinará trabalhadores  de plataformas offshore para lidarem com situações de emergência  – incluindo escapar de um helicóptero dentro da água.  O tanque sofrerá  algumas adaptações, inlcuindo um fundo falso para reduzir a sua  profundidade em alguns pontos, segundo um comunicado da NASA.
“O NBL [Natural Bouyancy Laboratory]  é apenas uma da instalações com potencial uso por outras indústrias que  tenham necessidades específicas para idealizar, desenvolver e testar  operações ou treinamentos em ambientes extremos”, diz o comunicado.
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário