terça-feira, 15 de novembro de 2011

NASA vai partilhar piscina de treinos com empresa petrolífera

                         Tanque da NASA simula as condições que os astronautas encontram no espaço 

Tanque da NASA simula as condições que os astronautas encontram no espaço (NASA)

A piscina era só deles. Mas agora os astronautas da NASA vão ter de compatrilhar o seu tanque de treinamento em ambiente sem gravidade com trabalhadores de uma empresa petrolífera.


Não é uma piscina qualquer. É um enorme tanque, com 62 metros de comprimento, 31 de largura e 12 de profundidade, completamente aparelhado com uma infinidade de equipamentos. Ali, num ambiente que simula a ausência de gravidade, os astronautas treinam as mesmas tarefas que desempenham no espaço, fora do ambiente fechado das naves.

Os tempos, porém, são outros. Com o fim do programa de vai-vens espaciais e com a Estação Espacial Internacional já montada, as caminhadas no espaço agora serão menos frequentes. E no ano passado a NASA autorizou a empresa Raytheon, que gere o seu Laboratório de Flutuação Neutra (NBL, na sigla em inglês), em Houston, a utilizá-lo para outros fins.

O primeiro cliente é uma empresa de serviços para a indústria petrolífera, a Petrofac, que ali treinará trabalhadores de plataformas offshore para lidarem com situações de emergência – incluindo escapar de um helicóptero dentro da água. O tanque sofrerá algumas adaptações, inlcuindo um fundo falso para reduzir a sua profundidade em alguns pontos, segundo um comunicado da NASA.

“O NBL [Natural Bouyancy Laboratory] é apenas uma da instalações com potencial uso por outras indústrias que tenham necessidades específicas para idealizar, desenvolver e testar operações ou treinamentos em ambientes extremos”, diz o comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário