O físico britânico consegue mexer cada vez menos músculos (Stephen Hird (arquivo))
É uma notícia de classificados: o físico teórico Stephen Hawking, autor do livro “O Universo numa casca de noz”, está a procura de um novo assistente técnico que mantenha em funcionamento a cadeira que lhe dá voz.
Hawking tem esclerose lateral amiotrófica, uma doença que lhe foi tirando a capacidade de mexer os músculos ao longo das décadas, e está dependente da sua cadeira de rodas para movimentar-se e falar. Conversa através de um subtil movimento dos músculos das bochechas, quando escolhe uma letra ou uma palavra, que o computador da cadeira identifica e solta as frases numa voz metálica, que é uma das características mais fortes do cientista.
Com a cadeira, o cientista consegue ainda aceder à internet, apagar as luzes ou abrir as portas de casa e do escritório na Universidade de Cambridge, onde trabalha. O físico, de 69 anos, precisa agora de um técnico novo capaz de manter o funcionamento da cadeira e resolver todos os problemas que possam aparecer.
De acordo com o anúncio não oficial no sítio da internet do cientista, há uma série de funções e de competências que quem for seleccionado para o cargo terá que ter: manter os sistemas de conversa da cadeira, lidar com a comunicação social, manter o site, manter os sistemas de “black box” da cadeira sem ter instruções manuais ou ajuda técnica, terá que ter literacia informática, conhecimento electrónico e disponibilidade para estar fora do país três meses por ano, etc.
Segundo o aviso, o anúncio só se tornará oficial no final de Janeiro, mas quem quiser candidatar-se já o pode fazer, “estamos à espera de sermos contactados por si”, diz o site. O salário anual será perto de 30.000 euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário