domingo, 1 de janeiro de 2012

Telescópio flagra sistema planetário em formação

Observatório infravermelho Subaru confirma alterações em nuvem de poeira que orbita estrela


Imagem do telescópio infravermelho japonês Subaru mostra o disco de poeira em torno da estrela HR 4796A Foto: NAOJ / Divulgação





















Imagem do telescópio infravermelho japonês Subaru mostra o disco de poeira em torno da estrela HR 4796A NAOJ / Divulgação
RIO – O telescópio infravermelho japonês Subaru flagrou a mais nítida imagem de um sistema planetário em formação em torno de outra estrela que não o Sol. As observações mostram alterações na nuvem de poeira em torno da jovem estrela HR 4796A, com apenas 8 a 10 milhões de anos de idade. Segundo os pesquisadores liderados por Motohide Tamura, do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), o disco de material está saindo do eixo pela influência gravitacional de um planeta que ainda não pode ser detectado por meio dos métodos atualmente disponíveis.
Localizada a 240 anos-luz da Terra, a HR 4796A está envolta em uma imensa nuvem de poeira fina com diâmetro de cerca de duas vezes a órbita de Plutão. Esse disco de material já tinha sido observado em luz visível pelo telescópio espacial Hubble, mas, graças a novas tecnologias de ótica adaptativa para compensar a turbulência da atmosfera, o Subaru pôde obter imagens em infravermelho tão nítidas quanto.
Juntas, as observações em luz visível do Hubble e em infravermelho do Subaru estão dando aos cientistas ainda mais informações sobre a relação entre essas nuvens de poeira em torno de estrelas recém-nascidas e o surgimento de sistemas planetários. Segundo os cientistas, ou este material é acumulado pelos planetas em formação ou acaba expulso do sistema pela intensa radiação estelar em algumas poucas dezenas de milhões de anos. O estudo sobre a nuvem em torno da HR 4796A foi publicado na última edição do periódico cientifico “The Astrophysical Journal Letters”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário