domingo, 11 de março de 2012

James Cameron quer filmar o local mais profundo da Terra

Getty Images
(Getty Images)


Cineasta realiza treinamento para mergulhar na Fossa das Marianas, no Pacífico


O cineasta canadense James Cameron, 57, diretor de "Avatar", "Titanic" e "O Segredo do Abismo", entre outros, tentará mergulhar sozinho na Fossa das Marianas, no oceano Pacífico, considerado o local mais profundo da Terra, onde pretende fazer imagens e trazer amostras para a superfície.

A revista "National Geographic", que dirige a expedição "Deepsea Challenge" ("Desafio no Mar Profundo"), anunciou nesta quinta-feira em seu site que Cameron tentará se tornar o primeiro homem em 50 anos a atingir esta profundidade, a bordo de um minissubmarino de 8 metros de comprimento.

Em 1960, dois tripulantes do "Navy Trieste" mergulharam e chegaram à crosta terrestre, mas não conseguiram ficar mais de 20 minutos no local, muito turvo pelo lodo.

Está previsto que Cameron, um mergulhador experiente, permaneça no leito marinho por pelo menos seis horas, durante as quais fará filmagens em 3D e coletará amostras de espécies marítimas.

A Fossa das Marianas, espécie de cicatriz de 2.550 km de extensão no leito marinho do Pacífico, tem até 11 km de profundidade. O Monte Everest, a montanha mais alta da Terra, tem 8.850 metros de altitude.

Segundo a "National Geographic", este é o local "mais hostil" do planeta e fica imerso em uma escuridão permanente.

Na terça-feira, durante um treinamento em Papua Nova Guiné, Cameron se tornou o primeiro homem a alcançar 8,2 km de profundidade em missão solo.

O diretor e sua equipe não revelaram a data do mergulho, mas devem ir à Fossa das Marianas - situada próxima da ilha de Guam - após uma série de futuros treinamentos.


(com Agência France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário