quinta-feira, 28 de junho de 2012

Nova técnica facilita 'enxergar' atmosfera de planeta fora do Sistema Solar


DE SÃO PAULO
A difícil tarefa de estudar a composição atmosférica de planetas além do Sistema Solar agora ficou mais fácil, segundo estudo publicado na revista científica "Nature".
Até então, os gases dos ditos exoplanetas só podiam ser quantificados quando eles passavam na frente de uma estrela próxima para que essa luz, ao passar pela atmosfera, pudesse ser captada por astrônomos. Essa situação de planetas em trânsito é bem rara.
Agora, com o advento de um novo tipo de detector infravermelho, instalado num telescópio do Observatório Europeu do Sul, no Chile, os cientistas podem enfim captar raios de luz vindos diretamente dos exoplanetas.
Os primeiros registros são de um astro chamado Tau do Boieiro b, situado a 50 anos-luz da Terra. Ele é seis vezes maior que Júpiter e tem CO (monóxido de carbono) em sua atmosfera.
"Talvez, com a próxima geração de telescópios, possamos sondar planetas muito mais frios e menores. Até mesmo planetas semelhantes à Terra. Isso poderia, então, ser usado para procurar oxigênio, apontando para a atividade biológica", afirma Ignas Snellen, da Universidade de Leiden, na Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário