domingo, 27 de fevereiro de 2011

Impressora 3D pode imprimir tecidos biológicos

   Faz pelo menos uns cinco anos que li, no O Globo, notícia versando sobre o assunto do post. Já tinha até esquecido dessa história de impressora 3D polimerizando tecidos biológicos. Eis que me deparo com matéria similar, no site da BBC. Não posso deixar de compartilhar, pois o assunto é interessantíssimo e, quem sabe, revolucionário.

   "Cientistas apresentaram no encontro da Associação Americana para o Avanço da Ciência uma impressora 3D que pode vir a imprimir tecidos biológicos.
   O pesquisador Hod Lipson, da universidade americana Cornell, afirma que o que ele e outros estudam é em vez de imprimir em plástico, imprimir com materiais biológicos, formando tecidos tridimensionais.
   Atualmente, a equipe trabalha na impressão de orelhas para serem usadas na medicina reconstrutiva.
   A impressora não é muito diferente de uma de jato de tinta ou um plotter de impressão.

Bioimpressora


   A ideia é que no futuro cada paciente tenha detalhes minuciosos do seu corpo armazenados no computador dos médicos.
   Se no futuro, ele vier a necessitar de uma nova cartilagem, um menisco, uma orelha ou até um osso, bastaria recuperar aquelas informações.
   Depois células do próprio paciente seriam coletadas e postas em cultura para serem usadas como "tinta" para imprimir novas partes do corpo.
   Para Hod Lipson, a tecnologia pode fazer parte do dia-a-dia dentro de 20 anos."

Em tempo: recomendo que vejam o vídeo sobre a matéria, no link abaixo.

3 comentários:

  1. Fascinante. Vi o vídeo e é realmente interessante. Que bom post, não fazia ideia que isto existia e muito menos se seria possível. Obrigada por partilhar. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Também tinha lido sobre essa nova tecnologia há uns anos e achei bem interessante!

    Já até posso visualizar impressoras dessa, mas domésticas! Se vc reparar, toda nova tecnologia começa como um trambolho monstruoso e vai se aprimorando cada vez mais, ao mesmo tempo seu tamanho vai se tornando cada vez menor. Interessante...imagina...vou jogar bola na rua, arranco um tampo do dedão e é só chegar em casa e imprimir um pedacinho novo. Bem legal, apesar de minhas perspectivas estarem longe de se tornarem realidade! hehe

    ResponderExcluir