Faz alguns meses estive no Museu Nacional e no Mast/Observatório Nacional, para fotografar, respectivamente, os meteoritos de Bendegó, Pará de Minas e Santa Luzia.
O Meteorito de Bendegó ainda figura como o maior encontrado no Brasil (15º do mundo - http://pt.wikipedia.org/wiki/Meteorito_d o_Bendeg%C3%B3), e, assim como o meteorito Pará de Minas, pode ser visto em exposição permanente no Museu Nacional, no Rio.
O meteorito de Santa Luzia, encontra-se exposto no pátio do Mast/Observatório Nacional, na área onde estão instaladas as cúpulas de observação.
Não reparem a qualidade precária dos registros. É difícil fotografar no Museu, sobretudo pela iluminação inadequada e pela impossibilidade do uso do flash. Até tentei montar tripé para tentar obter imagens com maior tempo de exposição, mas não foi possível. Muita gente passando e trombando no equipamento, além dos carrancudos e obtusos seguranças me "olhando torto".
Recomendo fortemente a visita ao Museu Nacional e ao Mast/Observatório Nacional, não apenas para conhecer os meteoritos, mas também para se inteirar de todo maravilhoso acervo disponível nas instituições.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário