segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nasa monitora forte explosão solar por 10 dias

Segundo os cientistas, explosões mais fortes são esperadas na atual fase do ciclo solar, que tem duração de 11 anos

07 de novembro de 2011

SÃO PAULO - A Nasa detectou na última quinta-feira, 3, uma forte explosão solar, divulgou o Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês). O Observatório declarou que irá monitorar essa região ativa do Sol, que acabou de entrar no disco solar, por 10 dias.
 
A categoria X1.9 de explosões solares fica perto do topo da escala. Segundo os cientistas, explosões mais fortes são esperadas na atual fase do ciclo solar, que tem duração de 11 anos. O próximo "máximo solar" está previsto para 2013. Esse tipo de fenômeno normalmente afeta satélites, telecomunicações e equipamentos elétricos, podendo também produzir uma aurora boreal visível em latitudes bastante baixas.
 
Grandes perturbações decorrentes da atividade solar são raras, mas já tiveram impactos sérios no passado. Em 1989, uma tempestade solar derrubou redes elétricas no Québec (Canadá), deixando cerca de 6 milhões de pessoas sem energia por várias horas.
 
A mais intensa tempestade solar já registrada foi em 1859, quando a infraestrutura de telecomunicações se limitava às redes telegráficas. Naquela ocasião, alguns telegrafistas sofreram choques elétricos, papéis pegaram fogo, e muitos telégrafos continuaram enviando e recebendo mensagens mesmo depois de desligados, disse a NOAA em seu site. A aurora boreal causada por aquele fenômeno pôde ser vista até no Caribe.
 
Hoje, uma tempestade solar daquela magnitude causaria um prejuízo de até 2 trilhões de dólares no mundo todo, segundo um relatório de 2008 do Conselho Nacional de Pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário