sexta-feira, 25 de novembro de 2011

No aniversário de 'A Origem das Espécies', entenda o valor da obra

AR5 LONDRES (REINO UNIDO), 11.02.09.- Un retrato del científico británico Charles Darwin, expuesto en su casa en Downe Village, Kent, Reino Unido, hoy miércoles 11 de febrero, en la víspera del 200 aniversario de su nacimiento. EFE/Andy Rain
                               
                                   Retrato do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882)

No dia 24 de novembro de 1859, uma quinta-feira, era lançada a primeira edição de "Sobre a Origem das Espécies Através da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida", ou simplesmente "A Origem das Espécies", como ficou conhecida.

Lucas Jackson/Reuters
Exemplar da primeira edição do livro de Charles Darwin "Origem das Espécies", que completa 150 anos, na casa de leilões Christie
Exemplar da primeira edição do livro de Charles Darwin "Origem das Espécies", vendido por 103.250 libras pela casa de leilões Christie's
Com tiragem inicial de 1.250 exemplares, "o livro que abalou o mundo", considerado um dos mais importantes da história, apresentava ao mundo a teoria da evolução de Charles Darwin (1809-1882).
Os estudos do naturalista apontavam para um lento processo de seleção natural e de descendência, por meio de inúmeras mutações e adaptações graduais.
O título causou grande polêmica na época. A hipótese de Darwin contraria o criacionismo, ideia religiosa de que toda a forma de vida procede da criação divina, literalmente como é apresentado pela Bíblia. Supor o parentesco entre homens e macacos também contribuiu para o assombro da Inglaterra vitoriana e do mundo.
No 150º aniversário de sua publicação, um exemplar da primeira edição foi vendido por 103.250 libras (aproximadamente 170 mil dólares), pela casa de leilões Christie's, na Inglaterra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário