domingo, 21 de abril de 2013

De volta à carga - Comida liofilizada!

Olá, prezados leitores do Filhos de Oort!

Depois de um longo hiato, retomamos nossas atividades. E com novidades!
Incluímos à extensa lista de assuntos de interesse, temas como turismo de aventura, trekking, camping e montanhismo. São práticas muito apreciadas por nós, mas que, por conta da correria do cotidiano e da demanda de prioridades, foram temporariamente deixadas de lado. 
Estamos organizando algumas trips, cujos relatos serão compartilhados aqui no blog. Contudo, inicialmente, falaremos um pouco de equipamentos e acessórios. E para começar, trataremos de alimentação.
Comer bem é fundamental. Seja no dia a dia, na estrada, na montanha ou "no mato", uma boa alimentação, saborosa e nutricionalmente equilibrada , além de revigorar o organismo, também atenua o cansaço, levanta o moral e ajuda a preparar o corpo para novas empreitadas.
Nos nossos pretéritos tempos de camping, o cardápio não variava muito. Comíamos ora macarrão instantâneo (o famigerado Miojo), ora comida enlatada e embutidos, ora todos misturados, que, invariavelmente, produziam uma refeição abominável.  Mas os tempos passaram e a tecnologia finalmente chegou aos alimentos.
As opções aumentaram. Ainda temos comida enlatada e macarrão instantâneo, mas a variedade é maior. Temos ainda os práticos arroz de saquinho, risotos diversificados, feijão e batata à vácuo e etc. São muitas possibilidades. Mas, em particular, ressaltaremos as refeições e guarnições prontas da marca Liofoods, que produz alimentos liofilizados, os quais vem sendo muito utilizados em campings e por trekkers, montanhistas, clicloturistas, enfim, por aventureiros.
"O processo de liofilização envolve dois métodos confiáveis de conservação de produtos biológicos – congelamento e secagem - não utiliza conservantes ou produtos químicos e o controle de umidade é realizado por sublimação. Este processo, se comparado a outros meios de desidratação, mostra que preserva células, bem como frutas, vegetais, carnes, peixes e alimentos em geral.

Na liofilização, o produto é congelado abaixo de -30°C, e submetido a uma pressão muito baixa (alto vácuo), fazendo com que a água dos alimentos que foi transformada em gelo seja sublimada, ou seja, passará diretamente do estado sólido para o gasoso, resultando num produto final com estrutura porosa livre de umidade.

Os produtos liofilizados têm suas propriedades originais mantidas – forma, cor, aroma e sabor – e quando conservados adequadamente, mesmo à temperatura ambiente, resistem intactos por muitos anos. Desta forma, obtêm-se produtos da mais alta qualidade, de reconstituição instantânea e que possuem longa vida de prateleira, apesar de a legislação brasileira permitir dois anos de validade.

Outro efeito importante é a diminuição de peso e volume, além da possibilidade de manusear alimentos que, naturalmente, são perecíveis, sem necessidade de refrigeração, facilitando operações logísticas de armazenamento, transporte e distribuição."

Para testar, compramos um kit, que consiste numa refeição completa para duas pessoas, composta por arroz integral com lentilhas, carne de soja ao sugo e purê de batatas.

 Cada parte da refeição vem acondicionada em saquinhos e, para preparar, basta adicionar água quente na medida e tempo indicados na embalagem.


Quanto à praticidade, não há crítica a fazer. As embalagens são leves, compactas, fáceis de transportar e resistentes. A preparação da refeição é igualmente fácil. Mas, afinal, e o sabor?
Bom, esse não é o primeiro kit que compramos da  Liofoods. Já experimentamos outro, o estrogonofe, com arroz e purê de batatas. Então, podemos afirmar categoricamente que o gosto não nos agradou.
 O purê de batatas tem textura desagradável e pouco sabor (o que pode ser melhorado com a adição de muuuuito tempero). O mesmo vale para a soja. O arroz integral com lentilhas não chega a ser diferente do que é servido na maioria dos restaurantes. Junto com o feijão, vem algo que lembra aquelas farofas prontas. Associação desnecessária, pois além de deixar o feijão mais "grosso", com aspecto de "tutu", ainda conferiu aquele desagradável gosto de tempero industrializado, com muito glutamato monossódico. 
Toda refeição, portanto, não foi agradável ao nosso paladar, mas cabe ressaltar que, ainda assim, foi bem melhor que comer macarrão instantâneo, ou salsicha em lata. E o custo/benefício não foi dos piores. Esse kit, que serve duas porções, saiu por R$ 16,31.
Para finalizar, concluímos que, embora (ao nosso gosto) o sabor não seja dos melhores, pelos demais fatores, vale a pena, sim, utilizar comida liofilizada de boas marcas nas aventuras.
Em breve faremos relatos de outros pratos e, se possível de outras marcas. E esperamos que nossos leitores também façam os seus testes e este espaço está aberto para que compartilhem suas experiências.

Abraços

Anderson Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário