sábado, 22 de setembro de 2012

Curiosity analisa rocha marciana com formato de pirâmide


Objeto tem o tamanho de uma bola de futebol e será o primeiro a ser analisado por braço robótico do equipamento, que a cada dia percorre entre 22 e 37 metros do planeta


O nome "Jake Matijevic" é uma homenagem ao falecido engenheiro-chefe do Laboratório de Ciência de Marte
Foto: Divulgação/Nasa
O nome "Jake Matijevic" é uma homenagem ao falecido engenheiro-chefe do Laboratório de Ciência de Marte Divulgação/Nasa
RIO - O tamanho aproximado de uma bola de futebol e o formato de uma pirâmide. Assim é a rocha marciana encontrada pelo robô Curiosity, da Nasa, em Marte. É a primeira a ser examinada através do braço robótico do equipamento.
A agência espacial americana já batizou a rocha de "Jake Matijevic", em homenahem ao engenheiro-chefe do Laboratório de Ciência de Marte, que faleceu no dia 20 de agosto. Foi o principal envolvido em todos os outros veículos robóticos que a agência dos Estados Unidos enviou à Marte: o Soujoner, o Spirit e Opportunity.
O Curiosity, neste momento, encontra-se a 2,5 metros desta rocha, informa a Nasa em comunicado. Nos próximos dias, os técnicos da missão esperam fazer o robô colocar o braço sobre a pirâmide para determinar a composição e fazer imagens detalhadas da superfície.
O robô já percorre o solo marciano há seis dias. A cada um deles tenta avançar entre 22 e 37 metros.
— O robô foi contruído para se mover por Marte e a equipe já está com um ritmo excelente. É a nossa prioridade — conta ao El Mundo Richard Cook, gerente da missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário